segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pesadelos que viram sonhos

Se forem muito constantes, sobressaltos durante o sono podem indicar doenças
Sonhar não custa nada. Ter pesadelos constantemente, porém, pode ser uma doença ou sintoma de que algo não vai bem Com o auxílio de um profissional, o paciente pode mentalizar seu pesadelo durante o dia e substituir elementos que o atormentam por outros, fazendo ensaios mentais regulares. Há casos de pessoas que sonhavam estar sendo perseguidas por monstros, mas que conseguiram substituí-los por outras coisas

Segundo os neurologistas, os sonhos são formados por pedaços de lembranças e experiências. Nem todo sonho ruim, porém, é pesadelo: a chamada ‘parassonia’ acontece quando se acorda sobressaltado no meio da noite. De 5% a 8% dos adultos passam por isso uma vez por semana. “Se a situação se repete com frequência e atrapalha a pessoa, ou se ela passa a ter medo de dormir é recomendável que procure especialistas em medicina do sono para ver se as causas são físicas ou psicológicas”, recomenda o neurologista Geraldo Rizzo.

Os pesadelos podem ter causas emocionais, psicológicas e físicas — neste caso, normalmente quando o paciente faz uso de algum medicamento. Muitas vezes, são acompanhados de taquicardia, suor e aumento de pressão arterial. Por isso, se forem muito frequentes, o paciente deve ter acompanhamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário